Utilização

Por que usar esse serviço?

No dia a dia, muitas empresas e microempresários usam o certificado digital mesmo em casos em que ele não é obrigatório. Isso se deve às inúmeras vantagens que esse serviço oferece, como aumento da segurança contra fraudes, comprovação da autenticidade do signatário e impedimento de edições no arquivo. Além disso, todas as transações de dados são criptografadas, o que permite o rastreio do caminho percorrido pelo documento, protegendo-o contra ataques de terceiros.

Outra grande vantagem de uso do certificado digital diz respeito à redução de gastos e à diminuição da burocracia no dia a dia de trabalho, uma vez que a adoção desse recurso elimina a necessidade de impressão de documentos, cortando também gastos com idas a cartórios para assinatura e reconhecimento de firma. Isso sem falar que também torna o processo de emissão de notas fiscais muito mais rápido.

Assinatura de documentos

Uma das maiores vantagens que o certificado digital oferece é a possibilidade de assinar documentos digitalmente, economizando tempo e dinheiro com gastos em cartórios.

A assinatura digital é ligada ao certificado do signatário. Dessa forma, qualquer alteração do documento fica perceptível, garantindo sua integridade e autenticidade. Além disso, vale ressaltar que ela tem a característica de não repúdio — traduzindo: enquanto o certificado estiver válido, o signatário não pode negar a autoria da assinatura digital.

Envio de e-mails 

Hoje em dia, o trabalho sem e-mail é quase impensável, não é mesmo? E você por acaso já parou para reparar na quantidade de informações sigilosas e de documentos importantes que enviamos por essa ferramenta? É enorme! Por essas e outras, muitas empresas têm optado por colocar a assinatura digital em suas contas.

 

Esse procedimento simples já reduz significativamente os riscos de enviar ou receber mensagens falsas, combatendo fraudes. Afinal, o recurso permite a comprovação de que o e-mail veio realmente do remetente e que não foi alterado depois do envio. Isso acontece por meio de um certificado digital que criptografa as mensagens enviadas aos destinatários. Eles, por sua vez, conseguem verificar a autenticidade usando uma chave pública.

Com o certificado digital, é possível rastrear todo o caminho percorrido pelo e-mail até chegar a seu destino, facilitando assim a eventual identificação de alguma fraude. Além disso, o e-mail passa a ter validade jurídica! E mais: sua instalação é feita online, sem a necessidade de baixar programas ou de alterar sistemas.